8 de maio de 2012

A lâmpada do Corpo


*Postagem publicada dia 04/2011
"São os olhos a lâmpada do corpo.
Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"   (Mateus 6.22,23) 
   
Assim como os olhos são a lâmpada do corpo, “o espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20.27).
Ora, da mesma forma que o espírito do homem revela para Deus o seu íntimo, também os olhos do homem revelam o seu caráter, isto é, o que ele tem dentro de si.

É fácil perceber o que está acontecendo dentro da pessoa quando se vê dentro dos seus olhos: se ela tem alguma coisa escondida dentro de si, naturalmente procura desviar os seus olhos daquele de quem está ocultando alguma coisa; mas, se não se intimida perante a outra pessoa, e passa a fitá-la, então os seus olhos logo refletem isso.

É sabido que quando algum animal morre e seu corpo fica estendido por longo tempo, nenhum urubu é capaz de comer a sua carniça sem que antes o urubu-rei faça uma profunda análise dos olhos do animal. Quer dizer: os olhos do animal morto definem se ele pode ou não ser comido pelos urubus.

Quando o Senhor Jesus deu este ensinamento, certamente queria exortar os Seus seguidores a tomar todo o cuidado possível com o seu interior, a fim de que este refletisse, no exterior, a plenitude da presença de Deus; porque não adianta anunciarmos para o mundo a Palavra de Deus e vivermos uma vida diferente daquilo que pregamos.

É preciso que tenhamos atitudes semelhantes às do nosso Senhor. Definitivamente é impossível ao cristão omitir esta verdade ou ignorá-la.
Não adianta a pessoa ter atitudes cristãs dentro da Igreja e ter um comportamento contrário fora dela: é o caso do camaleão que muda de cor conforme o ambiente em que se encontra...
Os olhos retratam todo o nosso íntimo. Ainda que a boca esteja calada, ainda assim os olhos revelam o que está acontecendo no coração.
Observemos os olhos de Deus na Pessoa do Seu Filho, o Senhor Jesus, quando Ele encontrou Maria Madalena (João 8).

Se os Seus olhos fossem maus, certamente Ele a condenaria. Entretanto, Ele a compreendeu porque a viu com bons olhos, os olhos do amor, da ternura e da compaixão.
E é assim que nós, cristãos, devemos cultivar o nosso interior: vendo as pessoas, quer sejam irmãos na fé ou contrários à ela, pelo lado positivo, com bons olhos.

Porque se olharmos as pessoas com preconceitos, é certo que mais cedo ou mais tarde a língua, que é arma incontida, se manifestará e acabará por provocar inimizade contra aquela pessoa e afastá-la até do Senhor Jesus, em quem nós tanto cremos, devido a estas atitudes não cristãs.
Se os nossos olhos forem bons, então, aonde quer que formos, haveremos de manifestar a luz que há em nós.

E saberão todos que somos diferentes das demais pessoas deste mundo, por causa do amor de Deus, e testemunharemos, então, eficazmente acerca dAquele que está em nós! Da maneira como vemos, seremos vistos; como julgamos, seremos julgados; se amarmos, seremos amados; perdoando, seremos perdoados; abençoando, seremos abençoados.

Reações:

7 Comentários:

  1. Parabéns! Seu blog é 10 viu!

    Bjs

    Bete

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, Edificante......Deus continue te abençoando grandemente....
    Patricia Machado, Vila Velha ES

    ResponderExcluir
  3. Os olhos são sim as janelas da alma. Se os nossos olhos são bons, vemos coisas boas. Há pessoas que sorriem pelos olhos.Outras demonstram terror, medo e ódio por eles.Precisamos amenizar o olhar e fazer com que reflitam a luz verdadeira...

    ResponderExcluir
  4. Concordo também, os olhos sáo a lampada do corpo, refletem como estamos por dentro.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, passei para lhe desejar uma boa semana.
    Venho também, convida-la a conferir o novo vídeo da menina limão que postarei essa semana,
    obrigada.
    Fica com Deus,
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog!!! Sabias palavras...me vi no seu perfil.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Não estamos só

     

 
z35W7z4v9z8w